segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

D. João de França Castro e Moura (Bispo do Porto)

D. João de França Castro e Moura nasceu a 19 de março de 1804, na freguesia de S. Cosme de Gondomar, tendo por pais António João de França e D. Rosa de França Castro e Moura, proprietários naquela freguesia.

Depois de começar na escola primária da sua terra o primeiro estudo das letras, foi confiado à solicitude de um tio materno, Dr. José de França Castro e Moura, que era então Vigário Geral da Comarca eclesiástica de Penafiel e em cuja casa deu entrada em outubro de 1815, com pouco mais de 11 anos de idade.

Ali estudou Latinidade e Filosofia e, tendo sentido vocação para a vida eclesiástica, ou sendo para ela encaminhado por influência do tio e da família, foi em 1820 estudar Francês, Retórica e Teologia no Seminário do Porto.

Foi como aluno desse Seminário que recebeu a Tonsura e Ordens Menores. Mas o desejo de dar à sua vida uma irradiação mais larga e uma formação espiritual mais profunda, e o pensamento de algum dia vir a ser missionário em terras distantes, fizeram-no bater à porta da Congregação da Missão e da sua Casa Provincial de Rilhafoles, em Lisboa, na qual ingressou, como noviço, em outubro de 1823.

Terminado o seu Noviciado, ou ao menos o primeiro ano estritamente exigido, mesmo aos que entram já clérigos, mas antes de findos os dois anos que precedem, normalmente, a emissão dos votos religiosos, pode ele ver satisfeitos os seus desejos de vida missionária em terras de Oriente.

D. João de França Castro e Moura 

Sem comentários:

Enviar um comentário