As jornadas missionárias nacionais têm como objetivo “avaliar o percurso missionário feito” e “incendiar de espírito missionário” do novo ano pastoral que começa,” às portas de outubro, mês Missionário por excelência”.
O encontro começa com a intervenção do presidente da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização, D. Manuel Linda, que vai apresentar o tema ‘Batizados e Enviados. A Igreja de Cristo em Missão no mundo. Porquê? Para quê?’.
O padre Eloy Bueno de la Fuente, professor catedrático da Faculdade de Teologia de Burgos, vai falar da Missão como “intimidade itinerante” (EG 23) nas igrejas locais com vista à construção de “uma nova terra e novos céus” (Ap 21).
No dia 28 de setembro, há mais duas intervenções, da parte da tarde, com o padre José Antunes da Silva – ‘Missão intercultural. Como derrubar os muros da hostilidade que nos separam? (cf. Ef 2,14)’ e depois o bispo de Lamego, D. António Couto, vai explicar ‘como recuperar o eco de Pentecostes? O Espírito que se manifesta como força que convida a ir sempre mais além’.
O programa do segundo e último dia de jornadas conta com uma intervenção de D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, com o tema ‘Da Eucaristia à Missão. Para uma Pastoral missionária “em saída”’, e termina com a Eucaristia de envio e apresentação de conclusões.
As Obras Missionárias Pontifícias informam que o dia 16 de setembro é a data limite para as inscrições nas Jornadas Missionárias 2019.
Sem comentários:
Enviar um comentário