E nós ficamos responsabilizados nos que vão em vez de nós.
Obrigado caro Paroquiano de Gondomar (S. Cosme e S. Damião)
Padre Amaro Vieira, Sacerdotes Coração de Jesus (SCJ)
«Caros amigos,
Escrevo numa altura em que acabamos de festejar mais uma visita do nosso bispo, D. Jesus Tirso Blanco, à nossa paróquia.
Todos os anos o bispo faz questão de visitar pastoralmente todas as paróquias da diocese de Luena, também conhecida civilmente como a província do Moxico.
Recordo que na área desta diocese cabe umas três vezes o território de Portugal continental. Isso significa que o bispo percorre todos os anos milhares de quilómetros para chegar a todos os recantos desta diocese tão extensa.
Os dehonianos estão no Bairro Capango, periferia da cidade de Lwena; o bairro Capango tem conhecido, desde 2012, um crescimento populacional impressionante e desordenado. Enfim, é um mar de gente a viver em casas de chapa, esperando, com o tempo, fazer uma construção em blocos. No entanto, a grande crise que se abateu sobre o país veio trazer dificuldades acrescidas à população.
Aproveitando a visita do bispo à nossa paróquia, paróquia do Coração de Jesus, decidimos fazer aquilo que foi denominado o “anúncio missionário” em zonas da paróquia distantes da sede paroquial.
Resolvemos dividir a paróquia em 8 zonas pastorais, com o objectivo de responsabilizar os cristãos das diferentes áreas pela animação e dinamização das suas pequenas comunidades;
a maior parte delas ainda não tem qualquer estrutura física que sirva de suporte á oração.
Com a presença do bispo e em espaço aberto realizamos uma pequena celebração com os cristãos das 8 zonas pastorais.
As fotos que vedes referem-se a esses momentos intensos de oração presididos pelo nosso bispo.
A semente foi lançada. Agora, é hora de deitar mãos à obra para que essa semente tenha condições para crescer e dar frutos num terreno já condicionado pela existência de muitas seitas.
O Senhor nos ajude com o seu Espírito a ser diligentes e incansáveis como se tudo dependesse de nós mas esperando e perseverando como se tudo dependesse de Deus».
….. E como faremos bem em apoiar esta obra de promoção da dignidade humana.
Sem comentários:
Enviar um comentário